quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Óculos de sol: indispensável Especialista fala sobre a importância do acessório e orienta na escolha
Postado por: Guilherme Mendes Ayala às 27/01/2011 13:00



Férias, sol, descanso e diversão. O visual normalmente ganha charme com óculos de sol, porém é importante lembrar que os olhos não devem ser negligenciados no verão. De acordo com o oftalmologista Francisco Apocalipse Dantas, no Brasil, onde predomina o clima tropical, o uso de óculos de sol é recomendado para o ano todo. Mas é preciso ter muito cuidado na escolha das lentes.


"O primeiro e principal princípio é que os óculos escuros devem obrigatoriamente ter lentes com proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Elas são necessárias para filtrar os raios que nossa córnea (lente ocular com função de focar as imagens na retina, de onde são enviados ao cérebro) não é capaz de absorver e filtrar. Os óculos com lentes castanhas, cinzas e verdes protegem melhor os olhos, enquanto as amarelas são indicadas para a prática de esportes. Mas sempre com filtros UVA e UVB”, revela Dantas.



Segundo o especialista, adultos e crianças devem usar óculos com proteção contra raios ultravioletas, especialmente na praia e na piscina. “Como é na infância e na adolescência que ocorrem a maior exposição ao sol, os pais devem habituar desde cedo os filhos a usar óculos, filtro solar e chapéus. Os óculos devem ter hastes largas para dificultar a passagem dos raios solares", explica o especialista.



Em princípio, não é possível saber se os óculos escuros possuem os filtros necessários. E, embora hoje os óculos já tragam, na maioria dos casos, etiquetas informando que têm os filtros, recomenda-se que os usuários solicitem às óticas que façam, sempre na sua presença, a medição dos filtros. Para isso eles possuem aparelhagem apropriada. Dessa forma, é possível confirmar se as especificações da etiqueta do produto são verdadeiras.



Ao comprar o óculos, Dantas revela alguns detalhes que devem ser observados: Certificar-se de que as lentes contenham filtro para proteção contra raios ultravioletas, se o óculos possui certificado e selo e se a lente possui uniformidade de reflexos (se houver distorção, podem ocorrer dores de cabeça e desconforto). Para testar, observe o reflexo de uma lâmpada fluorescente, se ocorrer esse reflexo, verifique se a imagem da lâmpada não se distorce; Compre onde você confia e que dê garantia e assistência em caso de defeito.



O ideal é que o oftalmologista também seja consultado sobre óculos de sol _ "Os raios UV contribuem para uma série de patologias oculares como a Fotoceratite, Pterígio, Catarata e a Degeneração Macular Senil", revela Dantas. Ele lembra que ao usar um óculos de sol de boa qualidade você está protegendo os olhos contra o envelhecimento prematuro da retina e favorecendo a qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário